Hipertensão e Hipotensão: fique atento aos sintomas
Ao sentirmos tontura ou dor de cabeça, quantos de nós, muitas vezes não nos deparamos com a fala: é pressão alterada?
Popularmente conhecida como pressão alta ou baixa, a Hipertensão e a Hipotensão apresentam características similares e devem ser observadas.
A Hipertensão é considerada doença crônica e requer tratamento. A pressão alta geralmente sinaliza sintomas quando já se encontra em estado avançado ou quando há um aumento repentino.
Indícios:
- Tontura;
- dor de cabeça;
- dor no peito;
- zumbido no ouvido;
- perda de sangue nasal também podem aparecer.
Já a pressão baixa ou Hipotensão é mais frequente em dias quentes.
Indícios:
- Tontura;
- dores de cabeça;
- sensação de fraqueza;
- boca seca;
- sonolência;
- sensação de desmaio;
- enjoo.
Quando estes sintomas aparecerem, a dica é ficar alerta e procurar o auxílio de um profissional. O diagnóstico é realizado por meio do esfigmomanômetro (Fig. 03), um aparelho que indica a medida da pressão ao comprimir a artéria branquial. A média, geral, é de 12 por 8, no entanto, cada caso deve ser analisado. Afinal, os hábitos e a genética também podem influenciar nestes números. Por isso, recorrer aos chás e sal para aumentar ou diminuir a pressão podem ser paliativos, mas contém riscos, pois os dois tipos de pressão, pois possuem características similares.
(fig. 03)
TRATAMENTO
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2013, a Hipertensão está relacionada a 45% dos casos de ataques cardíacos e 51% das ocorrências de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por ser uma doença que não tem cura, a hipertensão é controlada por meio de acompanhamento médico. O tratamento por meio de medicamentos deve ser aliado às mudanças nos hábitos de vida como: diminuir o sal, controlar o estresse e o peso. Medir a pressão arterial com frequência e anotar os valores para passar para o médico é importante para que ele possa avaliar os resultados.
Já no caso da pressão baixa, a solução é descobrir a sua causa. De acordo com cardiologistas, o tratamento nem sempre consiste no uso de medicamentos. Antigamente existiam medicamentos para elevar a pressão, mas não ajudavam muito. Atualmente o tratamento consiste em atacar a causa básica, ou seja, aumentar a quantidade de líquidos no caso de desidratação, evitar exposição ao calor em excesso e se alimentar a cada três horas.



Nenhum comentário:
Postar um comentário