sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Hipertensão e Hipotensão: fique atento aos sintomas


      Ao sentirmos tontura ou dor de cabeça, quantos de nós, muitas vezes não nos deparamos com a fala: é pressão alterada? 
       Popularmente conhecida como pressão alta ou baixa, a Hipertensão e a Hipotensão apresentam características similares e devem ser observadas.
      A Hipertensão é considerada doença crônica e requer tratamento. A pressão alta geralmente sinaliza sintomas quando já se encontra em estado avançado ou quando há um aumento repentino. 
Indícios:  
  •         Tontura;
  •         dor de cabeça;
  •         dor no peito;
  •         zumbido no ouvido; 
  •         perda de sangue nasal também podem aparecer.


    
   Já a pressão baixa ou Hipotensão é mais frequente em dias quentes.
Indícios:
  •  Tontura;
  •  dores de cabeça; 
  •  sensação de fraqueza;
  •  boca seca;
  •  sonolência;
  •  sensação de desmaio;
  •  enjoo.




      Quando estes sintomas aparecerem, a dica é ficar alerta e procurar o auxílio de um profissional. O diagnóstico é realizado por meio do esfigmomanômetro (Fig. 03), um aparelho que indica a medida da pressão ao comprimir a artéria branquial. A média, geral, é de 12 por 8, no entanto, cada caso deve ser analisado. Afinal, os hábitos e a genética também podem influenciar nestes números. Por isso, recorrer aos chás e sal para aumentar ou diminuir a pressão podem ser paliativos, mas contém riscos, pois os dois tipos de pressão, pois possuem características similares.
                                                                  (fig. 03)



TRATAMENTO

      Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2013, a Hipertensão está relacionada a 45% dos casos de ataques cardíacos e 51% das ocorrências de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por ser uma doença que não tem cura, a hipertensão é controlada por meio de acompanhamento médico. O tratamento por meio de medicamentos deve ser aliado às mudanças nos hábitos de vida como: diminuir o sal, controlar o estresse e o peso. Medir a pressão arterial com frequência e anotar os valores para passar para o médico é importante para que ele possa avaliar os resultados.
Já no caso da pressão baixa, a solução é descobrir a sua causa. De acordo com cardiologistas, o tratamento nem sempre consiste no uso de medicamentos. Antigamente existiam medicamentos para elevar a pressão, mas não ajudavam muito. Atualmente o tratamento consiste em atacar a causa básica, ou seja, aumentar a quantidade de líquidos no caso de desidratação, evitar exposição ao calor em excesso e se alimentar a cada três horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário